O MUNDO É UM MOINHO

Hoje em dia estou acostumado a escutar pelas esquinas a atual música “de morro”, o funk carioca, considerado pelo senso comum de baixa qualidade – relativizações à parte, coisa que também acho – quase sempre me leva a pensar sobre esta mesma música “de morro” em outras épocas e outras realidades. Nunca canso de admirar a bela poesia contida nas canções de Cartola, por exemplo. Homem de morro, fazendo música de morro, em certo sentido em contraposição a Chico Buarque, homem de berço, família de intelectuais. Mas igualmente genial. Sem esconder uma certa dose de preconceito, penso em como pode surgir de alguém com origem tão humilde, vivendo uma realidade tão crua, algo de tanta beleza e tanta sensibilidade.

Várias coisas cotidianas me remetem a alguma música. Assistindo a novela das oito me deparei com a triste história da personagem Joana, vivida pela atriz Fernanda Machado. Logo me veio à mente a grande obra-prima de Cartola, A VIDA É UM MOINHO, que ao que parece, ele fez pra sua filha, que por um desses descaminhos do destino estava – como se dizia na época – entrando “na vida” (hoje em dia isto adquiriu um nome mais sofisticado de “garota de programa”). Dizem que Cartola fez a música durante uma noite em claro que passou assim que soube do que estava acontecendo com a filha:

O MUNDO É UM MOINHO
(Cartola)

Ainda é cedo, amor
mal começaste a conhecer a vida
já anuncias a hora de partida
sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida
embora eu saiba que estás resolvida
em cada esquina cai um pouco a tua vida
e em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem , amor
preste atenção, o mundo é um moinho
vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
vai reduzir as ilusões a pó…

Preste atenção, querida
de cada amor tu herdarás só o cinismo
quando notares estás à beira do abismo
abismo que cavaste com os teus pés

Para quem não conhece a música ou não liga o nome à pessoa, aí embaixo está um vídeo da música cantada por Beth Carvalho.


Published in: on agosto 15, 2007 at 8:15 pm  Comments (8)  

The URI to TrackBack this entry is: https://maturana.wordpress.com/2007/08/15/o-mundo-e-um-moinho/trackback/

RSS feed for comments on this post.

8 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Mauro, concordo com tudo o que você disse sobre a música, o morro, a sensibilidade e (na minha opinião) a insensatez da música atual. Cartola tinha alma boa, de poeta, de quem acreditava na vida, acho que tá faltando um pouco disso no morro de hoje!

    Seu blog é bacana demais!
    Márcio

  2. […] o cara aí pirou e tá filosofando… É que acabei de ler o post do Mauro Maturana, do Fi-lo Porque Qui-lo, e fiquei aqui […]

  3. Acho que o Cartola e o Chico tiveram coisas que muita gente hoje em dia não tem: o carinho, o afeto e a atenção dos pais e da família. E isso não está associado a classe social.
    Como é puro achismo, poderíamos fazer uma pesquisa sobre a vida familiar dos dois e tirar a prova dos nove. hehehe

    🙂

  4. … receber estas “coisas” que citei acima (amor ….) na infância e na adolescência fazem a diferença. Hoje em dia tá faltando muito isso no morro e no asfalto.

    Bjs!!! 🙂

  5. Uma das letras mais belas da nossa poesia.

  6. As pessoas, em geral, estão perdendo a sensibilidade, preferem o mais fácil e imediato, o que a mídia dita. Vide BBBs, enlatados e o que nos empurram goela abaixo.
    Mas sempre existirão aqueles nadando contra a corrente, que não estão nem aí para a correria sem lógica deste século, e sim valorizando o que o ser humano tem de melhor.
    abração

  7. Mauro, eu adoro Cartola, e adoro essa música também !
    Fora isso, As rosas não falam é um clássico ,né ?
    Uma pena as novas gerações desconhecerem a fantastica poesia de Cartola… mas em dias do Bonde do Tigrão acho que é querer muito, né ?
    Muito bom o post !
    beijos

  8. simplemente marvilhosa a obra de Cartola…devemos agradecer aos Céus , sua existencia.


Deixe um comentário

