Ecologia?

Parece que o mundo descobriu agora o que poderia parecer o óbvio: estamos caminhando para a extinção da vida humana na Terra.

O grande susto é perceber que isto pode estar muito mais próximo do que sempre se imaginou. Pois enquanto se pensou que a bomba estouraria nas mãos de futuras gerações, os “vivos” iam aproveitando e ganhando muito dinheiro enquanto se destrói a natureza.

day afterE por falar em bomba, durante a década de 80 o mundo vivia apreensivo com a possibilidade de uma guerra nuclear. E seria deste modo o fim dos tempos. O assunto estava na ordem do dia: filmes e músicas tratavam do tema, como “O Dia Seguinte” (The Day After), lançado em 1983 originalmente para a TV, e “Eva”, música lançada no mesmo ano pelo grupo de rock-pop Rádio Táxi, que também demonstra bem esse “clima”: Meu amor / Olha só / Hoje o sol não apareceu / É o fim / Da aventura humana na Terra / Meu planeta adeus/ Fugiremos nós dois na arca de Noé / Mas olha bem, meu amor / O final da odisseia terrestre / Sou Adão e você será… Minha pequena Eva (EVA) / O nosso amor na última astronave (EVA) / Além do infinito eu vou voar / Sozinho com você

Acontece que a Guerra Fria acabou e este temor foi colocado de lado. Mas foi só até o caldeirão do aquecimento global entornar.

Em 1992 aconteceu no Rio de Janeiro a ECO/92, a Conferência das Nações unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Nela, uma criança canadense discursou por mais de 5 minutos perante uma platéia de chefes de estado. Disse tudo que precisávamos ouvir.

Passados 15 anos percebemos que ela não foi realmente ouvida.

Uma pena.


Anúncios
Published in: on maio 30, 2007 at 10:06 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://maturana.wordpress.com/2007/05/30/ecologia/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Oie !!! Já marquei nova festinha lá no meu Castelo ! Vou me mudar … então temos que fazer o Bota Fora ! Conto com vcs … a priori … 23.06 ! Beijos, Vv.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: