Há 50 anos

O jornal O Globo tem uma coluninha do segundo caderno que sempre traz uma notícia estampada nas páginas do jornal há exatos 50 anos. Faz pouquíssimo tempo (07 / 11) saiu uma sobre um certo ritmo que estava aparecendo em 1956:

“POLÍCIA PRONTA PARA O ROCK AND ROLL (O Globo, em 07/11/1956)Rock and roll em 1956

Telegramas de Londres, Paris, Lisboa e outras grandes capitais nos dão conta da estranha acolhida que vêm merecendo por parte do público as músicas que caracterizam o novo ritmo originário dos Estados Unidos, o rock-and-roll. A música, segundo os telegramas, parece endoidecer os jovens, que se atiram às mais grotescas extravagâncias ao som da cadência alucinante. Seu lançamento coincide, sempre, com a exibição do filme ‘Rock-around-the-clock’, e as sessões cinematográficas têm terminado geralmente em baderna, com os espectadores depredando as salas de projeção e promovendo depois, na rua, autênticos shows de dança bamboleante e frenética.

No Brasil, onde a música já foi lançada por diversas emissoras, não parece ter transformado assim o espírito dos adolescentes. Há, no entanto, ao que se noticia, uma ameaça: um grupo de playboys e teenagers cariocas estaria planejando uma demonstração de conseqüências imprevisíveis. É claro que seria uma coisa puramente artificial, se preparada. Pelo seu caráter de evidente demonstração de desprezo aos bons costumes e pela perturbação que poderá causar à ordem pública, essa possibilidade já alertou as nossas autoridades, conforme ouvimos do delegado substituto de Costumes e Diversões, Sr. Clértan Arantes, que nos informou haver tomado conhecimento da ameaça, tendo determinado que se exerça uma vigilância especial com relação ao assunto.

— Eu aconselharia aos pais dos jovens que se têm deixado transtornar pela música em questão a levá-los ao médico psiquiatra, pois alguma coisa está errada em suas mentes. No que diz respeito ao cumprimento da Lei, no entanto, é ponto pacífico: a ordem será mantida — disse o delegado.”

Anúncios
Published in: on novembro 19, 2006 at 7:34 pm  Comments (4)  

The URI to TrackBack this entry is: https://maturana.wordpress.com/2006/11/19/ha-50-anos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

4 ComentáriosDeixe um comentário

  1. UM verdadeiro achado essa matéria
    muito bom o blog.
    Abraços

  2. “alguma coisa está errada em suas mentes” foi de matar! Ui!

  3. oi, sou estudante de letras e estou fazendo um trabalho sobre analise do discurso e a sua relação com as frases de politicos que se cristalizaram. achei interessante o titulo do teu blog( por motivos obvios) e gostaria de saber, se podes me falar um pouco sobre o motivo da escolha dessa frase. Será que poderias me responder? E em respondendo me darias a permissão de utilizar tua resposta no meu trabalho ?
    Grata
    Aline Freitas Amorim
    Universidade Federal de Santa Catarina

  4. Hoje em dia, não há o menor perigo de haver, no mesmo jornal, notas contra o “funk” carioca, até porque esse ritmo suburbano se tornou praticamente a prata da casa das Organizações Globo. Com o Marlboro contratado pela Som Livre, a corporação dos irmãos Marinho espalha o pancadão para tudo quanto é veículo. Nem Fernando Collor foi assim tão cortejado pela Vênus Platinada e seus satélites…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: