The White Album

Em novembro de 1968, no auge do psicodelismo dessa década que não acabou, foi lançado o disco The Beatles, mais conhecido como Álbum Branco. O grupo vinha de um álbum enigmático, o conceitual Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, com um projeto gráfico absolutamente pscicodélico, todo colorido, cheio de mensagens ocultas, aquelas coisas todas. Havia muita especulação acerca de como seria a próxima capa de um disco dos Beatles, e mais uma vez inovando eles lançaram um LP duplo com a capa totalmente branca, apenas com o nome do grupo escrito também em letras brancas, com a leitura possibilitada pelo alto relevo.

O disco foi gravado num período em que o relacionamento dos integrantes já estava se desgastando bastante, com muitas crises, como a que afastou das gravações o baterista Ringo Starr. Na música Back in The USSR, por exemplo, a bateria ficou a cargo de Paul MacCartney, auxiliado por John Lennon e George Harrison. Foi necessário um telefonema de Paul para Ringo, insistindo pelo seu retorno, lembrando como ele era indispensável para a banda, essas coisas.
O Disco conta com duas músicas que para mim merecem um destaque especial. A primeira é  Happiness is a warm gun, um desabafo abolutamente  transloucado de Lennon contra toda uma cultura de valorização da violência quevigorava no mundo afora, mas que era capitaneada pelo belicismo dos EUA.
A segunda música que quero ressaltar é um dos primeiros registros de Heavy Metal do mundo: Helter Skelter. A música é tão pesada que no final dá pra escutar um grito de Ringo Starr: “I’ve got blisters on my fingers!” (estou com bolhas nos dedos). Incrível perceber como a música se parece com o som do Led Zeppelin, banda que só foi lançar seu primeiro disco no ano seguinte ao lançamento do Álbum Branco.

Obs: a letra e o áudio das duas músicas podem ser conferidos no meu multiply.

Anúncios
Published in: on novembro 2, 2006 at 2:24 pm  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://maturana.wordpress.com/2006/11/02/the-white-album/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Helter skelter parace trilha sonora de woodstock. Apesar dos Beatles não terem aparecido por lá.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: