A Vitória Dos Indecisos

Amanhã é dia de votar. Passeando pela net, encontrei um texto inteligentíssimo, como sempre, de Marcelo Tas no seu blog, que falava sobre o último debate, sobre a campanha, os escândalos e tudo mais.

Como não saberia escrever tão bem como o Tas, preferi transcrever o texto dele, apesar de meio grande, quase na íntegra:

Neste meu curto tempo de vida, esta é a primeira eleição que presencio com tantos indecisos. Não daqueles que saem nas pesquisas. Que não sabem ainda em quem votar. Mas daqueles que mesmo sabendo em quem vão votar, votam com pouca convicção. Sem paixão. Sem saber se estão fazendo a coisa certa.

(…) A beleza dessa crise de credibilidade é a morte de Dom Sebastião, aquele ungido por deus que viria para nos salvar. Luis Inácio foi o último dos moicanos. Não é mais virgem em honestidade. Seus “cumpanheiros” aloprados, sem ele saber, fizeram a maior demonstração já exposta com provas documentais de uso do dinheiro público e privado para tomar posse de uma nação. Por seu lado, Geraldo, o bom menino de Pinda, escorregou em vários tomates para explicar onde sua tão propalada eficiência estava quando eclodiram as Febems, o crime organizado e os “aloprados” tucanos que cavaram escândalos na reta final e santinhos do pau ôco como Álvaro Dias, o muso da peruca mais assídua dos holofotes das CPIs.

Portanto, crianças, finalmente, temos a opção de escolher entre dois candidatos humanos. Demasiadamente humanos. Que fazem alianças com ACM, Jader Barbalho, Newton Cardoso, Sarney e Jorge Borhausen. Quem fez com quem? Não importa. Eles fazem igual. Pois sabem que o buraco é mais embaixo. Sabem que depois que acabar essa campanha, a mais cara da história da República- R$ 100 milhões cada candidato- onde marketeiros pintaram e bordaram, voltamos à dura realidade.

Aliás, um parênteses. Até os marketeiros dos dois candidatos são tão iguais que ambos usam o mesmo figurino neste debate da Globo. Que aliás foi o mesmo da Record: terno azul marinho e gravata vermelha. Uma receita norte-americana para sair bem no vídeo. Que traz a mensagem subliminar da bandeira do grande irmão do norte. Ambos os candidatos seguiram à risca a receita hollywoodiana. Verde e amarelo realmente não fica bem no vídeo. Fecha parênteses.

A dura realidade é a maior dívida externa do mundo. O maior juros bancários do mundo. O pior crescimento do mundo. Ops… não, estamos na frente do Haiti. E, last but not least, a pior educação do planeta. As crianças não aprendem, chegam ao segundo grau sem saber LER!

E advinhem, crianças, onde esses índices são piores? Justamente nos currais eleitorais onde os coronéis que apóiam ambos os candidatos, já mencionados, mandam e desmandam.

Este é o Brasil de verdade. O Brasil atual. Sem a maquiagem do marketeiro do Lula. Sem a maquiagem do marketeiro do Geraldinho.

Culpados? Chega de papo de culpado. Senão o Lula vem com Pedro Álvares Cabral para fugir da responsabilidade- e das virtudes, diga-se- dele. Senão o Geraldinho vem com a podridão do PT- que também trouxe virtudes, diga-se para o próprio Lula, que termina o governo com uma equipe inusitada. Totalmente reformatada. E muito superior aquela capitaneada por Zé Dirceu. Este sim, o grande símbolo do petismo que se foi. Ou não se foi e está só aguardando o seu votinho domingo para voltar com tudo?

Quer ficar mais indeciso? O Brasil cresce e melhora seus índices reduzindo a desigualdade desde 1993. Data em que começamos a praticar de verdade a democracia. Quando tiramos o playboyzinho do poder e começamos a votar. Aperfeiçoando o voto na experiência concreta de erros e acertos.

Bem, como você pode ver, eu também estou indeciso. Consigo ver virtudes e defeitos em cada uma das opções que temos. O que me alegra internamente é perceber que seja ela qual for o Brasil depende cada vez menos de quem for eleito. E cada vez mais de cada um de nós.

Bom voto a todos.

Anúncios
Published in: on outubro 28, 2006 at 9:21 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://maturana.wordpress.com/2006/10/28/a-vitoria-dos-indecisos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: